quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Uma tarde de Domingo na Ilha da Grande Jatte.




nome da obra: Uma tarde de Domingo na Ilha da Grande Jatte
ano: 1884-1886
técnica: óleo sobre a tela
estilo que pertence: impressionismo

Esta obra retara um momento de lazer, onde as pessoas vão para o parque passar várias horas em uma tarde de domingo. A maneira em que os personagens estão vestidos é de acordo com o século XIX.
No lugar de pinceladas, o artista pintava em pequenos pontos uniformes, em cores brilhantes, uns ao lado dos outros. Vistos de longe, os pontos pareciam sair do fundo e sugeriam outras cores, também brilhantes.
Quando esta obra foi exibida, em 1866, em uma exposição de arte impressionista, muitos pintores foram atraídos para o pontilhismo.
As áreas de luz e sombra foram feitos por pontinhos amarelos que dão a ideia da luz do sol, e de pontinhos mais escuros que surge as sombras feitas pelas copas das árvores e pelas sombrinhas das mulheres.

PAS:
O pas trás como reflexão a relação entre arte e filosofia, moral, política, ciência, tecnologia, mito, religião e fé, e essas questões são discutidas e exemplificadas nas obras de arte em diferentes épocas e contextos sociais, históricos, filosóficos e técnicos.
Trás também o questionamento da estética, uma área de investigação filosófica relacionada a artes e uma forma de conhecimento sensível do mundo.

2 comentários:

  1. O PAS retoma as várias relações entre a arte e outros elementos cotidianos, como a religião, a fé, a estética, a moral, assim como relaciona com outras áreas de conhecimento como a filosofia e outras ciências. Ainda mais, o PAS enfatiza a produção de conhecimento prático e teórico fornecido pela própria arte, relacionando uma das principais obras de Seurat com obras de movimentos e lugares diversos, mostrando a homogeneidade da arte no mundo. O PAS busca também a reflexão dessa obra com a estética, a questão da formalidade no processo e, consequentemente, a quebra desse processo.
    Ainda mais, a prova aponta a ideia da integração da obra com as relações sociais, no contexto social brasileiro. A crítica da obra se relaciona com as relações líquidas no mundo globalizado, às vezes desmoralizando a sexualidade, a comunicação interpessoal e os relacionamentos que se tornam cada vez mais superficiais.
    Após essa análise do ser humano como indivíduo e coletivo integrado com a obra de Seurat, o PAS pede uma última reflexão: o estudo da obra comparando-a com a sociedade como um todo. A luta de classes, os grupos sociais e as relações coletivas na contemporaneidade integram as artes visuais com outros meios, como o cinema. Com essa interpretação finalizada, o PAS incentiva o aluno a atiçar sua curiosidade, incentivando o senso crítico e avaliando outras capacidades do estudante.
    - Clarissa Alho (nº09) 2º ano J.

    ResponderExcluir
  2. Interpretações possíveis de alguns elementos da obra:
    A Grande Jatte é uma ilha situada no meio do rio Sena, era frequentada pela sociedade parisiense - marinheiros, babás, prostitutas e soldados, juntamente com a burguesia – em seus momentos de folga e tinha uma vista privilegiada de toda a Paris. Apesar disso não era vista com bons olhos, pois, mesmo com a proibição da prostituição, o sexo era um produto vendido às margens do rio. As prostitutas, então, para não serem detidas pelos policiais fingiam pescar.
    A figura do macaco, carregado pela mulher que está no primeiro plano da obra, também é intrigante, e uma interpretação que pode ser feita é a de que; o autor o escolheu porque o macaco, em alguns locais, também é relacionado à prostituição.


    ResponderExcluir